domingo, 27 de março de 2011

CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO PROFISSIONAL DE VÍDEO E FOTO INFANTIL

Normalmente a primeira experiência de um casal para a escolha dos profissionais de vídeo e foto que irão cobrir um evento familiar, ocorre no próprio Casamento. Daí pode-se iniciar uma parceria que futuramente irá registrar o nascimento dos filhos e eventos diversos para os demais familiares e até amigos.
Muitas vezes porém, os novos casais precisam procurar novas empresas que atendam suas necessidades, quando o assunto é registrar seus eventos festivos.
Damos aqui algumas dicas para contratar o profissional correto para atendê-lo.

  • Regra 1  - A indicação de algum amigo ou parente, de um bom profissional, é a principal de todas as regras. Fica mais dificil vc se decepcionar com o resultado final. Mas ainda assim, aconselhamos que assista trechos do vídeo ou tipo de álbum fotográfico produzido. Às vezes seu grau de exigência pode ser diferente da pessoa que lhe indicou os profissionais de video e foto.
  • Regra 2 - As Casas de Festas Infantis também indicam profissionais de Video e Foto. Nesse caso o cuidado com a escolha deve ser maior. É prática comum para nós profissionais, repassarmos comissões às Casas que vendem ou indicam nossos serviços (historicamente, entre 10 a 12% do valor orçado). De algum tempo para cá, algumas Casas de Festas Infantis, passaram a receber de 20 a 30% dos valores de video e foto orçados para o cliente a titulo de comissão, e isso pode se tornar uma verdadeira armadilha. Um exemplo fictício: Um orçamento de uma empresa "X" de R$ 800,00 para video e foto de uma festa infantil, pode render de R$ 160,00 a R$ 240,00 de comissão à Casa de Festas. Com o restante do valor a empresa precisa arcar com custos de produção, que precisam ser os mínimos possíveis e na maioria dos casos, deixa de ser prioridade, a qualidade dos serviços oferecidos e só um lado sai perdendo: o cliente. Sugerimos comparar a indicação da Casa de Festas com outras indicações que você possa receber.
  • Regra 3 - Ao assistir um vídeo de mostruário ou álbum fotográfico, fique muito atento para o seguinte: Se o roteiro do DVD editado é coerente, se tem um "tempo" satisfatório de imagens (cenas muito longas são cansativas e muito curtas, ficam sem sentido de sequência)                                                                 Se as imagens estão bem estáveis, se as cores das imagens estão bem naturais, se as imagens estão bem focadas, se as imagens são de boa qualidade.                                                                                       Se todos os momentos importantes da festa são registrados, se o aniversáriante é regularmente filmado e fotografado durante todo o evento, se a família aparece bem, se todos os convidados são registrados em vídeo.
  • Regra 4 - Desconfie de algumas situações: Normalmente os bons profissionais do ramo estão com agenda lotada de serviços. Prazo de entrega muito curto (15 dias), pode indicar um "profissional" iniciante ou ruim mesmo. Em regra quase geral, Empresas que trabalham com equipes de 4, 5 até 10 cinegrafistas ou fotógrafos que utilizam seus próprios equipamentos, são melhores remunerados e atuam com maior profissionalismo. Muitas vezes porém, quando os equipamentos são de propriedade da empresa, aumenta muito o risco de vc estar contratando alguém que só aperta botões, é mal remunerado e conhece pouco o ramo infantil. Estas situações acontecem e muito, mas como toda regra, existem exceções. Empresas com produção própria ( edição de vídeos ), levam a vantagem de produzir vídeos mais apurados. Esta área de edição de vídeos é historicamente carente de bons editores.
  • Regra 5 - Saber interagir com as crianças é fundamental para o bom resultado dos serviços. Isso funciona como tempero de um bom prato, se pouco, fica sem gosto, se muito, estraga o paladar. A percepção dos bons momentos de uma festa, registradas corretamente, trazem resultados que poderão agradar muito o cliente. Procure observar nos vídeos e albuns de mostruário esta interação profissional x crianças.
Com a experiência de 21 anos no ramo, estamos tranquilos em orientá-los com estas regras e mais outras que vc queira perguntar e saber. Boa sorte !

BLU-RAY - A TECNOLOGIA DA ALTA DEFINIÇÃO

Tio Sukita já está produzindo videos em alta definição. Já possuimos as câmeras para gravar em HDV, o que significa 1440x1080 de resolução. 
Atenção! a parte mais complexa desta produção está na edição destes vídeos. Para se processar imagens em alta resolução, é necessário a configuração de computadores bem mais potentes do que os que até então eram vendidos no mercado. Fóruns de discussão como os do www.videobr.pro.br/forum, mostram vários profissionais do ramo que estão quebrando a cabeça com a configuração correta dos computadores. Conflitos na instalação do sistema de edição estão impedindo que editores de video consigam produzir seus Blu-Ray Discs. 


IMPORTANTE: Ao fazer um orçamento para produção de seu Blu-Ray, observe atentamente o seguinte:
  • Existem em tese dois formatos de gravação em alta definição: 
  1. HDV - que é a definição 1440x1080 linhas de resolução
  2. FULLHD - que é a definição 1920x1080p linhas de resolução total.
Pouquíssimos editores estão conseguindo configurar computadores que suportem a definição FULLHD. 


Ao receber um orçamento de gravação em FULLHD, saiba que mesmo a Máquina Filmadora sendo FULLHD, ela pode ser regulada para gravar em HDV, o que facilita a edição das imagens.  E aí vc pode estar levando um produto diferente do contratado.


Vou transcrever a seguir um trecho do forum retirado do site videoBR.pro.br, especializado em produção de vídeo profissional, que merece a atenção de todo cliente que vai contratar video em alta definição:


Vale lembrar que o termo "FULLHD" que pode soar como "profissional no limite", hoje em dia já pode ser quase desconsiderado. Primeiramente porque resolução não é tudo, não garante qualidade de imagem, mas sim a união da definição/resolução.

Por exemplo, câmeras HI-END, como a Sony PMW-EX1, que é uma camera FULLHD, tem uma excelente definição e qualidade. mas vc tambem encontra câmeras "handycam", aquelas pequenas de mão, amadoras, que custam uma fração do valor de uma EX1, que são FULLHD! 


E aí também existem câmeras HDV (que não são FULLHD) que tem uma excelente qualidade como a Sony Z5N, que gravam em 1440x1080. Você ai vai dizer que são "amadoras" por que filmam em 1440x1080, em vez de serem FULLHD? NAO!

como vc pode ver, o termo "FULLHD" não garante nada, nem que o resultado vai ser profissional. sem contar que alguém pode ter a câmera que quiser, e aplicar um "resize" no video para aumentar o tamanho, e dizer que o video "é FULLHD" :mrgreen: 



Enfim, um Blu-Ray produzido em FULLHD, muitas vezes pode ter a mesma ou até mesmo, menos qualidade que um Blu-Ray produzido em HDV.


Começamos a produzir Blu-Ray a partir de Junho de 2011, com a mesma gama de recursos que disponibilizamos para a produção dos DVDs tradicionais.
O valor de venda destas produções para eventos infantis de 4 horas de duração fica definido em R$ 860,00 . O cliente receberá dois Blu-Ray Discs e um DVD.



acesse este link: http://videobr.pro.br/forum/index.php

CONTRATANDO O TIO SUKITA

O cliente que nos contratar terá direito a dois DVDs editados, de acordo com o tema da festa. Aberturas, músicas e efeitos de abertura de acordo com o tema. O vídeo é todo editado, com a produção de melhores momentos ao final do DVD.

Nosso preço pela produção para 2015 é de R$ 750,00 em DVD´s e R$ 980,00 em Blu-Ray, podendo ser parcelado em 3x sem juros, ou em até 18x pelo cartão de crédito no PagSeguro.

Leia nossa postagem de Novembro sobre alta definição e aproveite a oferta deste produto.
Nossos contatos: e-mail: Tiosukitatv@hotmail.com
Telefones: 2453-2038 / 99464-9233 


Temos parceria com as Casa de Festas: 

  • Espaço dos Sonhos - Vila Valqueire
  • Brincadeira é Coisa Séria - Jacarepaguá 


Temos parceria também com equipes fotográficas:
  • Prima Studio - Tijuca e Barra da Tijuca
  • PhotoKids - Bangú



·       Prazo de entrega do vídeo: Em média 60 dias (*) após o evento. Feriados podem influir no prazo. Feriados longos como Natal e Ano Novo, Carnaval e Semana Santa ou período de férias da equipe de edição, influenciam proporcionalmente no prazo. Em cada caso o contratante fica informado sobre o prazo com os acréscimos, atentando então para a informação a seguir:
·       (*) Importante!!! A forma de entrega é por agendamento, ou seja, a partir de 45 dias após o evento, o cliente deverá fazer contato telefônico (exclusivamente telefônico) para que possamos estar agendando a data de entrega dos DVDs editados. A entrega será marcada em média, 15 dias após a ligação do cliente. Sem agendamento o vídeo não será editado, ficando a cargo do cliente a época da edição do DVD. Este procedimento  se iniciou em 2006 e evita que arquivos fiquem acumulados nos computadores sem poderem ser deletados,  o que nos causava problemas operacionais.

·       Atenção: Os agendamentos marcados no mesmo ano em que a festa foi realizada, somente poderão ser feitos até o dia 30 de novembro de cada ano. A partir daí, em função das festas de fim de ano e das férias da equipe de edição, Os agendamentos somente serão retomados a partir de 20 de Janeiro do ano subseqüente. Festas realizadas a partir de 15 de Outubro de cada Ano, somente poderão ter agendamento de edição a partir de 20 de Janeiro do Ano subseqüente. Importante concluir então que no mês de Dezembro de cada ano, não será mais feito agendamento de entrega, pois este é o período que envolve Natal, Ano Novo e Férias da Equipe de Edição; que o atendimento de agenda será retomado a partir de 20 de Janeiro; que o prazo de entrega nesta época do ano poderá chegar a 120 dias !!! A grande procura acaba gerando prazos maiores e o cliente deverá certificar-se desta condição antes de fechar o contrato.


Observações importantes:
  • Não fornecemos as imagens originais, cruas, sem edição. O cliente tem direito apenas aos vídeos já editados, dentro de um modelo já estabelecido por nossos editores. Não sonorizamos toda a edição, tirando o áudio da festa. Sonorizamos as montagens produzidas: Abertura de texto, decoração, clip do aniversariante, fotos de família, melhores momentos e eventualmente outras montagens que possam ser feitas.
  • As imagens editadas são definitivas. Não existe a possibilidade de encaminhar um modelo de edição do evento para aprovação e posterior emissão dos DVD´s. Os videos não são pré-aprovados.

De acordo com cada caso, poderemos proceder a entrega dos DVDs nas seguintes formas:
  • Direto na residência dos clientes, quando situados nos bairros próximos à Vila Valqueire. Pagamento da parcela final contra a entrega dos DVDs;
  • Entrega via SEDEX, para os Bairros mais distantes de Vila Valqueire. Pagamento da parcela final via depósito em c/c, a ser indicada pelo Tio Sukita; A remessa é feita imediatamente após o registro do depósito na conta.  
  • Retirada no local em Vila Valqueire, com endereço a ser fornecido pelo Tio Sukita; Pagamento contra entrega dos DVDs;
  • Retirada na Casa de Festas Espaço dos Sonhos em Vila Valqueire. Pagamento contra entrega dos DVDs.
Em todos os casos o pagamento pode ser efetuado em dinheiro ou cheque. Tio Sukita se reserva ao direito de definir junto ao cliente, a opção de entrega mais adequada. Não aceitamos cheques pré-datados para retirada dos DVDs.


UMA EMPRESA COM 24 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM VIDEO SOCIAL

Tio Sukita foi o nome dado ao segmento infantil de videos sociais. Este nome surgiu em 2004, tornando-se marca conhecida no segmento infantil do Rio de Janeiro. A marca original surgiu em Janeiro de 1991: Moonlight Videomakers 



Moonlight Videomakers - Foi um dos líderes de mercado de video social: Casamentos e Quinze Anos. Com uma concepção inédita para a época, videos foram produzidos com um grau de profissionalismo nunca antes visto no ramo. Entre as inovações da época, introduzimos em 1996, o Clip de esportes radicais para 15 Anos. Em 1998, Imagens sub-aquáticas para clips infantis e de 15 Anos. Em 2004 começamos a gravar Festas de 15 Anos e  Casamentos com Gruas de TV. Enquanto a maioria dos profissionais do ramo gravavam suas produções externas no Jardim Botânico ou Praia de Grumari, a Moonlight Videomakers, fazia suas produções levando seus clientes a voar de Asa-Delta, andar de Jet-Sky, voar de Helicóptero no Cristo Redentor, Saltar de Paraquedas, Voar de Flying-Boat, Ultraleves, Gravações Sub-Aquáticas no mar de Angra dos Reis,  andar de Kart, Patins etc... Conseguimos assim, com o resultado dos trabalhos produzidos, nos tornarmos uma das 3 melhores produtoras de video social do Rio de Janeiro.



Depois de 16 anos de grandes produções, atuando na área de video, foto, som, cerimonial e telão. a Moonlight Videomakers pausou suas atividades. A partir de 2006 passamos a trabalhar exclusivamente com vídeo infantil. Um mercado que cresceu muito nos últimos 10 anos, e que de certa forma, é muito mais fácil de se produzir (por isso o nosso slogan: AQUI, A GENTE BRINCA DE FILMAR) . Hoje o TIO SUKITA atende Casas de Festas Infantis, clientes avulsos e Escolas do Ensino Fundamental.

Por isso, acreditamos que estamos oferecendo a você cliente, um dos melhores serviços de vídeo infantil do Rio de Janeiro. 

sábado, 26 de março de 2011

TIO SUKITA NA INTERNET

Em 23 de Março de 2011, passou a funcionar na internet o Blog do Sukita, onde todas as informações e novidades são passadas a seus clientes.

Somos Micro Empresa constituída, com inscrição no CNPJ 11.521.078/0001-78 .
Nosso e-mail de contato: marcio_vribeiro@hotmail.com
Através deste Blog, Tio Sukita demonstra à sua clientela, o perfil de seu trabalho. Informações variadas irão esclarecer todas as dúvidas do cliente em relação ao mercado de video infantil, bem como conhecimentos sobre a produção de DVDs e Blu-Ray; como funcionam; quais os problemas que podem acontecer na leitura das mídias; como o mercado de video social evoluiu... estas e outras informações estarão disponíveis na sequencia de publicações deste Blog.
Acesse ao lado todas as postagens.
Seja bem-vindo !!! 

TIO SUKITA